POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS

Criada em 03 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, obedecendo às leis imperiais, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos.

Em 28 de janeiro de 1942, o governo brasileiro rompe relações diplomáticas com os países do eixo, devido ao afundamento de navios mercantes brasileiros, perpetrado por submarinos alemães, entrando definitivamente na II Grande Guerra Mundial ao lado dos aliados.

Neste contexto a Polícia Militar de Alagoas recebeu a missão de patrulhar a costa alagoana, auxiliando as Forças Armadas contra os possíveis ataques dos países inimigos. Foram reforçadas as cidades de Maragogi, Camaragibe, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde, Marechal Deodoro, Coruripe e Piaçabuçu.

Com a promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, que ficou conhecida como “Constituição Cidadã”, a missão das Polícias Militares do Brasil ficou definida no artigo 144, o qual assegura que a segurança pública é um dever do Estado, sendo, portanto, direito e responsabilidade de todos, sendo exercida com o propósito da preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Em seu parágrafo 5º define: “Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”.

Atua diariamente nos 102 municípios do estado através de diversas modalidades de policiamento ostensivo, em terra, no mar e nas lagoas e também nos céus, através do patrulhamento aéreo realizado por helicópteros.

CARGO DE SOLDADO COMBATENTE

REQUISITOS

  1. a) ser brasileiro;
  2. b) na data da matrícula ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente;
  3. c) idade compreendida entre 18 anos, na data do ingresso no curso de formação, e 30 anos, na data da publicação do edital;
  4. d) ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino; e
  5. e) ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.