AFA (ACADEMIA DA FORÇA AÉREA)

A Academia da Força Aérea (AFA) sucedeu a antiga Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos (RJ), na formação de oficiais aviadores e intendentes. Funcionando desde 1971 na cidade de Pirassununga, na região centro-leste do São Paulo, a AFA é responsável pela formação de cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) e do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF).

REQUISITOS

  1. Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo;
  2. Não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
  3. Sexo: Masculino e Feminino.

Os cadetes da AFA recebem sólida formação militar, intelectual e profissional, além de padrões éticos, morais, cívicos e sociais, com vistas a se tornarem oficiais líderes de uma moderna Força Aeroespacial.

A formação de nível superior tem duração de quatro anos e prepara oficiais para os postos iniciais das carreiras dos quadros de aviadores, intendentes e infantaria de Aeronáutica.

A maioria das vagas do primeiro ano do ciclo escolar é preenchida por alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), instituição de ensino médio da Aeronáutica localizada em Barbacena (MG). As demais vagas são preenchidas por meio de processo seletivo de nível nacional.

Após quatro anos, o cadete é declarado Aspirante a oficial Aviador, Intendente ou Infantaria.